RAZÕES DO BLOG

ESTE BLOG FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE DIVIDIR A MARAVILHOSA VIAGEM QUE FIZ EM JUNHO DE 2015 EM BUSCA DAS MINHAS RAÍZES, E PORQUE NÃO DIZER "NOSSAS" RAÍZES PORTUGUESAS.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

9° dia – Estremoz, Azaruja, Setúbal

Hoje vai ser o dia dos documentários!

Eu havia esquecido de carregar o celular na noite anterior e não tinha carregador no carro... o que me atrasou 1 hora, pois precisava estar com a bateria cheia! Meu primeiro programa foi conhecer um lagar de azeite em Estremoz. Na Coopertiva da cidade fui muito bem recebido pelo Sr. Damásio que, pacientemente, explicou-me todo o processo de produção do azeite, desde a colheita das azeitonas até o envaze do seu óleo. Tenho certeza que este vídeo fará de vc um bom conhecedor de azeites!



(documentário sobre o azeite em edição)



Saindo de Extremoz, fui para Azaruja fazer um documentário de todo o processo de extração até a confecção de produtos da cortiça.
 
Portugal é a maior produtora de cortiça do mundo, você sabia? Fiz questão de conhecer esta obra prima da natureza, pois trata-se de um produto natural, ecologicamente correto (extraído de uma árvore chamada Sobreiro). Esse processo de extração acontece a cada 9 anos e a sua retirada é feita de forma simples apenas em uma época do ano, com muito calor e pouca chuva.

(documentário sobre a cortiça em edição)

 


De Azaruja fui direto para Setúbal pela autoestrada. Acelerei para chegar na marina antes das 15h (último horário de saída dos barcos) com o objetivo de ver golfinhos! Esse “Passeio na Baía do Sado” é pouco divulgado e conhecido pelos brasileiros, mas vale muito a pena!
Os barcos saem da marina em direção a costa de Tróia e da Arrábida. Leva de 20 a 30 minutos para se chegar no interior do estuário... e aí, começa o show deles! São 28 golfinhos da espécie Roaz, devidamente identificados através de fotos das barbatanas dorsais (as barbatanas diferem uma das outras pelo seu tamanho, forma e cortes). Nos últimos 5 anos a população destes gosfinhos  subiu de 22 para os atuais 28 (nasceu um este ano). A reprodução deles é lenta e a mãe só dá à luz a um filhote por vez; sua gestação é de 12 meses e como nos primeiros anos de vida do filhote ela o acompanha de perto, só volta a estar “disposta” a um novo filhote 3 a 4 anos depois.
Importante dizer que nenhuma embarcação dá certeza de se ver os golfinhos, lógico, mas é bem provável, pois eles sabem os hábitos como: horários e locais que costumam frequentar.
Dei muita sorte... o dia estava maravilhoso (pra variar), a família de ingleses com 3 meninas lindas que estavam me acompanhando eram muito simpáticos.  Vi muitos golfinhos e resumi aqui neste vídeo um pouco de toda a filmagem, que contou com a ajuda do Sr. João (dono da embarcação)...show!


passeio dos golfinhos - Baía do Sado

Filmagem dos golfinhos



Chegamos de volta a Marina por volta das 18h. Sentei por uns 10 min na beira da Baía para respirar aquela brisa de Setúbal e fui comer no primeiro restaurante. Foi a refeição mais barata que encontrei em toda a viagem, 5 Euros por um prato de macarrão com frango e um suco...que fome eu tava!

Nenhum comentário: