RAZÕES DO BLOG

ESTE BLOG FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE DIVIDIR A MARAVILHOSA VIAGEM QUE FIZ EM JUNHO DE 2015 EM BUSCA DAS MINHAS RAÍZES, E PORQUE NÃO DIZER "NOSSAS" RAÍZES PORTUGUESAS.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

12° dia – Óbidos, Alcobaça, Batalha e Fátima



Deixei a mochila no hotel e fui andar pelas charmosas ruas da Vila de Óbidos. A Vila fica cheia de turistas quase todos os meses do ano, pois é muito procurada por excursões. A rua principal leva até o Castelo.

Vila de Óbidos

 
Rua principal de Óbidos



Fui visitar o Castelo (uma das 7 maravilhas portuguesas). Certamente o Castelo em si não é o que fez este lugar ser escolhido, mas o conjunto da obra...a Vila inteira de Óbidos! Andei pela muralha (passeio obrigatório), onde tirei uma fotopara mostrar que não há nenhum perigo, pois existe uma larga faixa para passeio, onde era usada pelos Guardas do Castelo.

Castelo de Óbidos

Foto da muralha por dentro


Existem vários monumentos para se visitar, mas o que me chamou mais a atenção foi a atmosfera desta Vila Medieval com seus 2.200 habitantes.

Saindo de Óbidos fui para Alcobaça conhecer outra das 7 Maravilhas Portuguesas...o Mosteiro.  


 
Mosteiro de Alcobaça

Por dentro o Mosteiro se mostra preservado. Destaque para os detalhes dos túmulos de Inês de Castro e Dom Pedro I, feitos em calcário da região de Coimbra, retratam com detalhes cenas da vida dos dois e tb cenas da vida de Cristo. Estes túmulos são verdadeiras obras-primas que ficam próximo ao altar do lado esquerdo e direito, respectivamente, todos trabalhados em pedra com cenas da vida de Jesus Cristo!



Filmagem do Mosteiro de Alcobaça

Almocei num restaurante próximo ao Mosteiro e enquanto esperava o prato fiquei olhando as lojas repletas de louças (faiança portuguesa).  Esta região de Coimbra e Alcobaça é muito rica neste tipo de louça de fundo branco ou fundo azul cobalto, admirada no mundo todo! Me informei bem a respeito de alguns fabricantes na região e acabei por ligar para um deles que me permitiu a realização desta filmagem abaixo, que julgo vale a penas assistir!

Filmagem louças de Coimbra

A tarde já estava andando pelas ruas de Batalha, uma Vila com uma boa estrutura (se levarmos em conta a pequena população) e tem no seu Mosteiro (Mosteiro de Santa Maria da Vitória) um marco para a Vila, pois a povoação desta aconteceu juntamente com a inauguração do Mosteiro, mandado construir por D.João I como forma de agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota em 1385 na qual o exército português contou com a ajuda do exército inglês para derrotar os castelhanos de forma definitiva.

Mosteiro de Batalha


O Mosteiro de Batalha, que está entre as 7 Maravilhas Portuguesas, foi construído num estilo Gótico Moderno, sendo 300 anos mais novo que o de Alcobaça. Por fora, as paredes laterais do Mosteiro estão escurecidas, fruto do desgaste ao longo dos anos. Não sei se essas manchas escurecidas poderiam ser levadas, tampouco se sairiam, mas passa uma impressão de descuido. Outro destaque é o teto desta igreja onde podemos ver uma linda mandala.






Cheguei em Fátima antes de escurecer. Como há várias opções de hotéis na cidade, procurei bastante e consegui um bem razoável por um preço bacana, 19 euros. Fiquei mesmo ao lado do Santuário, o que aconselho.
Ainda de dia fui até o lugar onde os três pastorinhos: Jacinta, Franciso e Lúcia teriam presenciado as seis aparições de Nossa Senhora, junto a uma azinheira (árvore da mesma família do Carvalho) em 1917, e que hoje encontra-se a Capelinha das Aparições.  No lugar onde está a imagem de Nossa Senhora de Fátima é exatamente o mesmo onde estava a azinheira.

Capelinha das Aparições



Nenhum comentário: